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4 atividades que trazem benefícios à mente

Adaptar na rotina hábitos e atividades que ajudam a combater o estresse ajudam a reduzir muito o risco de desenvolver doenças, como a depressão, por exemplo, e melhorar a qualidade de vida que levamos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 90% da população no mundo tem momentosde estresse, cujo sintomas são, pressão arterial alta, dores de cabeça, irritabilidade, tremores e insônia, além da aceleração do ritmo cardíaco.

E como evitar esses momentos de estresse?

Primeiramente, para começar a introduzir atividades diferenciadas na sua rotina, afim de aliviar picos de estresse, precisamos reorganizar nossas atividades rotineiras, e avaliar o que pode ser alterado, para diminuir problemas e situações indesejaveis que podem ser resolvidas com simples mudanças.

Importante: Quando a pessoa identificar dificuldade de manejo do estresse, deve procurar ajuda profissional.

Assim, separamos 4 Atividades que trazem benefícios à mente, afim de aliviar o estresse e aumentar a qualidade de vida.

#1 Evite se manter em uma situações que estimulam o estresse

Sentir-se nervoso e passar estresse é normal, porém, quando ocorre com muita frequencia, torna-se um sintoma negativo gerando desgaste emocional intenso.

Então, evite altos picos de estresse, não alimente e não instigue ações que estão gerando situações indesejáveis. Procure mantar a calma, reflita sobre o assunto, para sim, volar e tentar solucionar problema/situação.

#2 Faça exercícios de respiração

Feche os olhos, sente-se em uma posição confortável, longe de qualquer barulho, e concentre-se apenas na sua respiração.

Inspirar profundamente contando até cinco e expirar, ou realizar uma respiração diafragmática antes de retomar as tarefas diárias pode ser uma solução e promover o relaxamento e alívio do estresse.

#3 Proporcione situações prazerosas

Psicólogos reforçam que, diante de uma rotina exaustiva, uma dica para aliviar o estresse é fazer algo que desperte sensações de prazer e relaxamento, além de manter bons hábitos com a alimentação e a qualidade de sono.

Procure se divertir, vá em um passeio com amigos, saia para comer algo diferente. Essas ações podem ser executadas durante a semana, ajudando equilibrar as atividades estressoras do dia-a-dia com ações prazeroas, contribuindo no autocuidado físico e emocional, e da saúde mental.

#Dica: Valorize os amigos e ambientes saudáveis.

#4 Peça ajuda

Não carregue grandes responsabilidades e ações sozinho, sem pode ser compartilhadas.

Pedir ajuda para realizar tarefas, pode ser libertador. Reduz o sofrimento na execução, além de propiciar soluções mais acertivas para os fazeres.

Traz sensações de conforto e aumenta o bem-estar.

Tanto em situações de estresse diárias quanto de crises intensas (doenças, mortes, separações, acidentes, entre outras), a rede de apoio de uma pessoa é fator importante para o enfrentamento do problema.

Importante: Isso também inclui buscar ajuda profissional.

“Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, precisamos estar atentos aos sentimentos de fracasso e impotência diante destas situações.”

#Atividade Extra: Pratique atividades físicas e ou artísticas. O nosso cérebro é estimulado em áreas diferentes quando estamos praticando esportes, caminhadas, sejam curtas ou lonfas, e realizando atividades artísticas. Dessa forma, ao movimentar o corpo, reduzimos os hormônios causadores do estresse, como o cortisol, e liberamos endorfina. Dessa forma, promovemos , assim, melhora do humor e da qualidade do sono.

Gostou das nossas dicas? Comente aqui se você já tem algum desses hábitos e como isso te ajudou!

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