Categorias
Moda e Sustentabilidade

Guia definitivo dos símbolos de lavagem de roupas

Você já se deparou com os símbolos de lavagem nas etiquetas de alguma peça de roupa sua e achou confuso, não fazia ideia do que aquilo queria dizer?

Afinal, quem nunca ficou um pouco atrapalhado olhando aqueles símbolos de lavagem de roupas das etiquetas que atire a primeira pedra.

Pois é, isso é mais comum do que parece!

E a grande maioria das pessoas já passaram por isso na hora de lavar suas roupas.

E a confusão não é à toa: é um monte de desenhos e informações em um espaço pequenininho! E ainda por cima, cada símbolo desse nas etiquetas explica uma coisa diferente sobre como lavar, produtos que podem ou não ser usados e até mesmo como colocar a roupa para secar.

Mas fique tranquila, hoje vamos te explicar tudo isso de uma forma simples, pra você entender o que cada símbolo desse quer dizer e nunca mais ficar confusa na hora de lavar suas roupas!

Veja abaixo:

Lavagem normal na máquina de lavar

Este símbolo indica que a peça de roupa pode ser lavada em temperatura alta com água mais quente possível, usando qualquer tipo de detergente ou sabão.

Com a velocidade padrão de agitação e centrifugação.

Os números dentro do símbolo indicam a temperatura alta recomendada.Observação: Quando esse símbolo vem junto com uma mão, quer dizer que está indicando apenas lavagens à mão!

Permitido o uso do Alvejante

O símbolo para essa instrução de lavagem, com um triângulo, quer dizer que a peça pode ser lavada com qualquer alvejante disponível, sem nenhum tipo de restrições! Mas se estiver junto de um grande “x” você deve evitar lavar a sua peça de roupa com esse produto. Se atente também nas indicações onde é permitido ou não o uso de alvejante sem cloro.

Observação: Quando o triângulo tem dois riscos na diagonal no interior da figura, isso significa que é permitido somente o uso de alvejantes sem cloro. Se o triângulo estiver com um “X” o uso de alvejante não é permitido;

Usar a secadora normalmente

Você pode secar essa peça de roupa em uma secadora, até a temperatura mais alta. Um sistema de pontos indica a faixa de temperatura recomendada, da mais baixa à mais alta.

É permitido passar à qualquer temperatura

O item precisa ser passado e esse símbolo significa que você pode passar sua roupa em qualquer temperatura, sem restrições!

Já o símbolo do ferro junto com um “X” significa que a peça não pode ser passada. (Um sistema de pontos indica a faixa de temperatura recomendada, de baixa a alta.)

Lavagem à Seco

Esse símbolo significa que você só pode fazer a lavagem da roupa à seco. É importante não lavar e nem secar na máquina.

Lavagem à Seco com uso de percloroetileno ou hidrocarboneto

Assim como o símbolo acima, este significa que você também só pode fazer a lavagem da roupa à seco. Usando percloroetileno ou hidrocarboneto!

Qual destes símbolos você já conhecia e sabia o significado?

Comenta aqui em baixo pra gente!

Agora você pode cuidar melhor das suas peças e fazê-las durarem muito mais!

Um beijo e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *